Crise da area do Euro
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Ana Paula Felix
Julia Pietracatelli
Debora Fernandes
Veronika Vidmar
Novembro/2014
Sumário
1. Introdução 3
2. União Europeia 4
2.1 União Europeia 4
2.2 O Euro 4
3.Crises na Zona do Euro e suas causas 6
3.1 Evoluções da crise 6
4.0 Consequências da Crise 8
5. Países envolvidos 8
5.1 Situações atual 10
6. Conclusão 11
7. Referências 12
1. Introdução
Em 2011 a União Europeia, devido à soma de diversos fatores como o Endividamento público elevado e a falta de coordenação política, foi marcada pelo início da crise econômica a qual em decorrência da globalização econômica se espalhou por todo o mundo, derrubando índices das bolsas de valores e criando um clima de pessimismo no cenário econômico mundial. A solução encontrada por muitos países foi o pedido de empréstimos junto a órgãos como Banco Central Europeu e FMI. Entretanto foi observado um abismo muito maior entre os países membros e o plano de recuperar o dinamismo econômico com o capital emprestado não foi eficaz e os países não conseguiram se recuperar economicamente até o 2º semestre de 2013.
Este presente trabalho aborda as causas, acontecimentos e consequências desta crise que atingiu importantes países da economia mundial.
2. União Europeia
2.1 União Europeia
A União Europeia é um bloco econômico, político e social, com vinte e oito países membros situados principalmente na Europa. Foi oficialmente criado em 01 de novembro de 1993, tendo anteriormente passado por alguns estágios até que todos os objetivos do Mercado Comum Europeu pudessem ser alcançados. Começou em 1951 quando Alemanha Ocidental, França, Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo fundaram a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) objetivando uma maior integração industrial