Flúor
O flúor vem sendo utilizado, sob diversas formas, como instrumento eficaz e seguro na prevenção e controle da cárie dentária. Por isso é considerado elemento estratégico das tecnologias empregadas nos sistemas de prevenção em saúde bucal. Nos anos 80 e 90, houve grande expansão na utilização de produtos fluorados, sendo principal veículo para o flúor vem sendo a água de abastecimento público. Contudo, o flúor está presente também em dentifrícios, soluções para bochechos, géis para aplicações tópicas e em outros produtos. Este uso de flúor em larga escala, em saúde pública, combinado com ações educativas e práticas adequadas de higiene pessoal, vem produzindo importantes mudanças no perfil epidemiológico da cárie dentária. Este novo contexto epidemiológico e a necessidade de se utilizar produtos fluorados apenas quando o seu emprego está efetivamente indicado e, ainda, associando-se adequadamente diferentes métodos são as justificativas para a edição dessas recomendações.
PRODUTOS FLUORADOS
Alguns produtos fluorados mais utilizados têm certas características que precisam ser devidamente consideradas no planejamento e execução das ações preventivas.
A) ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO
A fluoretação das águas de abastecimento público é uma medida eficaz, segura, de baixo custo relativo e fácil aplicação. Reduz a prevalência da cárie em 60% em média. É recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da
Saúde sendo obrigatória por lei no Brasil onde houver estação de tratamento de água.
B) DENTIFRÍCIOS
Seu uso diário é um dos maiores responsáveis pela redução dos níveis de cárie dentária, devido à ação tópica do flúor na cavidade bucal. Não há obrigatoriedade de os dentifrícios comercializados conterem flúor, mas, se tiverem, devem obedecer às recomendações em relação ao tipo e características do composto de flúor.
Crianças de 2 a 4 anos deglutem, em média, 50% do dentifrício utilizado na