Flúor
DISCIPLINA: CÁRIE PREVENTIVA
FLÚOR
JOÃO PESSOA -2012
Introdução
O flúor é um Agente químico encontrado sob a forma de gás, levemente amarelado ou amarelo-esverdeado. O uso do flúor em odontologia para a prevenção da saúde bucal é considerado um dos instrumentos de maior importância dentre o arsenal de medidas que visa o controle da doença de cárie e outras alterações como hipersensibilidade dentinária. Sabe-se que seu efeito cariostático primário ocorre pela sua presença na cavidade bucal em contato direto com os dentes já irrompidos, interferindo no desenvolvimento da cárie dentária, inibindo a desmineralização e ativando a remineralização do complexo esmalte-dentina. Além de manter o equilíbrio mineral nos dentes, o flúor age interferindo na iniciação e progressão da lesão de cárie, também ativa a saliva e a capacidade remineralizante controlada pelo efeito de limpeza juntamente com a ação do flúor.
Flúor
O flúor é um elemento natural encontrado em quase toda a água e em muitos solos. É considerado como essencial devido ao seu efeito benéfico no esmalte dental, conferindo resistência máxima às cáries.
É prontamente absorvido pelo trato intestinal, pulmões e pele. Sua eliminação se dá pelos rins e em pequenas quantidades pelas glândulas sudoríparas e tubo gastrointestinal.
Alguns alimentos, como o fígado bovino, peixes, frutos do mar e chás (verde ou preto) são ricos em flúor.
As maiores fontes dietéticas de flúor são a água potável e os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada. Apesar de os fluoretos estarem bem espalhados nas frutas e vegetais, as quantidades não são significantes.
Uma xícara de chá pode conter até 1 mg de flúor. Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor.
Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta seu conteúdo de flúor.
Recomendações