Flúor
Físico-Química
Elemento Químico: Flúor
Flúor
O flúor vem do latim fluere, que significa fluir. Faz parte do flúor o mineral fluorita. Este elemento químico foi observado por Georgius Agricola, em 1529, por ter usado o flúor como fúsil, que era destinado para redução dos pontos de fusão de metais ou minerais.
No ano de 1670, Heinrich Schwanhard reparou que era possível gravar o vidro quando este era exposto a fluorita que havia sido tratada com ácido. A seguir,
Louis Thenard, Gay-Lussac, Antoine Lavoisier e Humphry Davy fizeram experiências com ácido fluorídrico, acabando assim algumas destas experiências em tragédias.
Em 1771, o flúor foi descoberto por Carl Wilhelm Scheele, mas devido à sua alta reatividade não foi possível isolá-lo, pois quando este era separado de algum composto, reagia logo com outras substâncias.Já no ano de 1886, o químico francês Henri Moissan foi capaz de isolar o flúor.
A primeira produção comercial do flúor foi para o Projeto Manhattan da bomba atómica, para a obtenção do hexafluoreto de urânio, UF6, usado para a separação de isótopos de urânio.
Flúor
Em CNTP, o flúor é um gás corrosivo de coloração amarelo-pálido, extremamente oxidante . O flúor é o elemento com os compostos de praticamente todos os elementos, incluindo os gases nobres e radónio. Na ausência de luz e baixas temperaturas reage explosivamente com o hidrogénio.
No estado gasoso, jatos de flúor atacam o vidro, metais, água e outras substâncias, que ao reagirem , formam uma chama brilhante. O flúor não pode ser guardado em recipientes de vidro.
Em soluções aquosas dos seus sais, o flúor apresenta-se normalmente na forma de iões de fluoreto F–. Outras formas são complexos de flúor como o [FeF4]–, ou o H2F+.
Os fluoretos são compostos nos quais os iões fluoretos estão ligados a algum fluxo químico de carga positiva.
O flúor não é considerado um elemento mineral essencial para o