Fluor
O flúor é um mineral que possui lados positivos, porém existe lados negativos. Ele pode ser encontrado normalmente no solo, água, plantas e tecido animal. Este mineral ainda não foi incluído na lista de minerais-traços, pois como foi falado possui efeito negativo e positivo, porém estudos estão sendo feitos e foi comprovado que 1miligrama de fluoreto combate cáries dentarias protege contra a osteoporose e é útil para o tratamento da osteoporose, mas uma quantidade maior faz com que se torne tóxico e gera câncer. Nos Estados Unidos estão utilizando fluoreto de 1 miligrama através dos fornecimento de água e foi feito um levantamento das cem maiores cidades do Estado Unidos, constou uma grande diminuição de caries dentarias e osteoporose.
Programa de suplementação diárias de Fluoreto para bebês e crianças. (concentração de Fluoreto no reservatório de água local 1 miligrama por litro)
Idade
<0,3
0,3 a 0,7
>0,7
0-2 anos
0,25 mg
0
0
2-3 anos
0,50 mg
0,25 mg
0
3-16 anos
1,00 mg
0,50 mg
0
-Os valores são e expressos em miligramas de suplementos de fluoreto por dia.
-A suplementação deve ser iniciada nas primeiras duas semanas após o nascimento. Portanto nos Estados Unidos, o consumo diário de fluoreto na água portável varia de 1-2 miligramas e dos alimentos de 0,2 á 0,6 miligramas. Dentre os alimentos ricos em fluoreto estão algas, carne animal e chá. Dentre os alimentos pobres em fluoreto estão as frutas, cereais, leite e outros laticínios. O lado negativo do fluoreto de sódio foi usado para o tratamento curativo da osteoporose com fraturas vertebrais. Portanto foi feito vários estudos sobre esse assunto, mas em 1988 pesquisadores franceses produziram o primeiro estudo controlado sobre a segurança da utilização de quantidade maior de fluoreto e se possui efeitos colaterais. A terapia de fluoreto de sódio para osteoporose até hoje esta sendo escrito e não é aprovada pela FDA, porém esta sendo feito dois estudos sobre ele e a aprovação da FDA