Recrutamento e Seleção De Pessoas
Capítulo IV Livro : Gestão de Pessoas de Idalberto Chiavenato
MERCADO DE TRABALHO:
O mercado (espaço de transação) é onde oferecem um produto e serviço a aqueles que procuram um produto ou serviço.
O mercado de trabalho é composto por ofertas e oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações, em que oferece oportunidade de trabalho se tornando parte de integrante do mercado.
Quando o mercado está em situação de oferta, as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas as organizações ficam diante de um recurso escasso e difícil, as pessoas são insuficientes para preencher as suas posições em aberto.
Quando o mercado está em situação de procura, as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas, as organizações se veêm diante de um processo fácil e cheio de profusão de pessoas que disputam empregos no mercado.
Ou seja , quando o mercado está em oferta , existe excesso de vagas e oportunidades de emprego para candidatos, com isso as pessoas podem escolher e selecionar as organizações que oferecem as melhores oportunidades e até mesmo o maior salário.
Em uma economia aberta,quanto maior a intensidade ,maior tende a ser escala de transações.
A era da informação,a mobilidade dos empregados cresceu assustadoramente com a migração do emprego na industria para setor de serviços do assalariamento legal para o ilegal, do emprego industrial metropolitano para o não metropolitano para o não metropolitano e o aumento do trabalho autônomo. Em paralelo cresceu a exigência de qualificação dos trabalhadores em todos os setores.
Além da escala de emprego, também a natureza do trabalho está mudando exigindo maior velocidade nos processos de transição dos trabalhadores para a nova situação. Por isso os esforços de formação e requalificação profissional tornam-se fundamentais.
O NOVO PERFIL DE EMPREGO:
Na revolução da informação o mercado de trabalho, está se deslocando rapidamente do setor