economia
Nos anos 1980, acreditava-se que a abertura era inevitável, devido ao esgotamento do processo de substituição de importações , acredita0se, então, que o livre comercio poderia proporcionar desenvolvimento com a melhoria da qualidade de vida da população e gerar crescimento econômico advindo da melhor eficiência alocativa dos fatores de produção
A ponte as principais características dos planos de estabilização Collor I e II. Ambos os panos implicaram na retração do nível de atividade econômico O primeiro em 1990 combinava confiscos dos depósitos a vista e aplicações financeiras com prefixação da correção dos preços e salários, cambio flutuante, tributação ampliada sobre as aplicações finaneiras “reformas administrativas” (*fechamento de órgãos públicos e demissões de grande numero de funcionários. O objetivo era reduzir drasticamente a divida interna com os resultados inicialmente positivos mas de efeitos passageiros
Color II foi adotado em 1991 em situação de desespero devido á reaceleração da inflação. Lançou-se mão de congelamento de preços e salário, além de novas medidas de contração monetária e fiscal. Os efeitos foram uma forte recessão aumento do desemprego queda dos salários reais e da massa salarial.
Quais foram os efeitos positivos e negativos da abertura comercial brasileira.
A abertura trouxe benefícios aos consumidores pela maior disponibilidade de bens e serviços, com melhores preços e tecnologia. Entretanto teve impactos negativos sobre o nível de emprego. A abertura também provocou um desafio exemplar para os produtores locais tendo se dado sem que os fatores de competitividade sistêmica fossem adaptados.
Estes, ao contrário dos concorrentes internacionais,foram prejudicados com a tributação e juros elevados, carência de infra estrutura e excessiva burocracia.