Fluxograma
O diagrama Nassi-Shneiderman (DNS) é uma representação de ações de um algoritmo dentro de um único retângulo, subdividindo-o em retângulos menores, que representam os diferentes blocos de seqüência de ações do algoritmo, ele também é conhecido como diagrama de Chapin, surgiu nos anos 1972.
[pic]
A grande vantagem de usar este tipo de diagrama é a representação das estruturas que tem um ponto de entrada e um ponto de saída e são compostas pelas estruturas básicas de controle de seqüência, seleção e repartição. Enquanto é difícil mostrar a recursividade no diagrama de fluxo, torna-se mais simples mostrá-lo com o diagrama de Chapin, bem como codificá-lo futuramente na conversão de código português estruturado ou pseudocódigos
Descrição de seqüências de comandos e condicionais
[pic]
Fluxograma
Fluxograma é uma representação gráfica de algoritmos onde formas geométricas diferentes implicam ações, instruções e comandos distintos. Esta propriedade facilita o entendimento das idéias contidas nos algoritmos. Esta forma é intermediária à descrição narrativa e ao pseudocódigo, pois é menos imprecisa que a primeira e não se preocupa com detalhes de implementação do programa como na segunda. Fluxograma é a forma de representação de algoritmos rica em detalhes. Por assemelhar-se bastante à forma em que os programas são escritos, encontra muita aceitação. Na verdade, esta representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta.
Desta forma faremos o uso de símbolos universais que nos ajudaram a compreender o que o algoritmo quer dizer. Este é mais utilizado, pois se trata de um padrão mundial. Apesar de símbolos dizerem muito mais que palavras, este se complica à medida que o algoritmo cresce. Para cada símbolo do fluxograma, há um significado distinto.
SIMBOLOGIA BÁSICA:
|