Fluxograma
(Estudo de caso)
José Natividade Lacerda
Fresas odontológicas
As fresas odontológicas são importantes instrumentais cirúrgicos que têm a função de preparar o alvéolo ósseo para posterior inserção dos implantes.
Os aços inoxidáveis são amplamente utilizados como matéria prima para instrumentais cirúrgicos. Durante muito tempo o 440C foi o aço inoxidável mais usado para fabricação destes instrumentais cirúrgicos. Todavia, problemas relativos à corrosão localizada tais como pite, corrosão por fresta e fissuração por corrosão sob tensão foram observados em fresas odontológicas deste aço quando eram submetidas a esterilização em autoclave devido à exposição térmica.
Apesar de apresentar uma resistência à corrosão superior à maioria dos metais, em meios muito agressivos os aços inoxidáveis podem sofrer algum tipo de corrosão, podendo prejudicar de alguma forma sua durabilidade e aparência. Assim é fundamental especificar o tipo adequado do aço inoxidável considerando a composição química e acabamento mecânico, para aproveitar ao máximo as propriedades destes materiais.
AÇOS RESISTENTES À CORROSÃO
O cromo é o elemento de liga mais importante, pois é o mais eficiente contra a corrosão quando empregado em teores acima de 10%. À medida que aumenta o teor de cromo no aço, ele passa de metal de grande corrosibilidade a um metal quase indestrutível pela corrosão do aço em atmosfera industrial, conforme mostra a figura 1
Figura 1
MATERIAL
O material a ser utilizado é o aço inox M340, que é um aço cromo-martensítico utilizado principalmente em instrumentos cirúrgicos e dentários, peças de máquinas, moldes para plástico e indústria de vidro.
O endurecimento desse tipo de aço se dá por têmpera onde o mesmo é aquecido lentamente até 980 °C – 1040 °C, e depois, no caso de peças pequenas, é resfriado bruscamente através de ar, sendo necessário o processo de revenimento imediatamente após o tratamento de têmpera para evitar a