Estratégia empresarial
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
GULLO TABACARIA
Felipe Gullo
Felipe Rio
Hugo Blezer
Joana Costa
Sara Faro
Rio de Janeiro
Maio – 2012
SUMÁRIO
I Descrição da Empresa 3
II Público Alvo 4
III Estratégia Deliberada e Emergente 4
Estratégia Deliberada 4
Estratégia Emergente 4
IV Estratégica Corporativa, Competitiva e Funcional 5
V Análise do Ambiente Externo 5
VI Análise do Ambiente Interno 6
VII Análise SWOT 6
VIII Análise de Pest 7
IX Análise das 5 forças Competitivas 8
X Referência Bibliográfica 10
I. Descrição da Empresa
O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo de alunos supracitados, tem o objetivo de mesclar os conceitos de negócios praticados pela Gullo Tabacaria com as práticas de estratégicas empresariais adotas em mercado. Identificando, dentro da estrutura conceitual, os pontos que são aproveitados pela gestão empresarial da tabacaria e aquilo que pode ser eventualmente aperfeiçoado para melhor aproveitamento de seu mercado.
Com o intuito de contextualizarmos melhor o problema a ser estudado, torna-se necessário efetuarmos descrição detalhada sobre a GULLO TABACARIA. O empreendimento foi idealizado a partir do sonho de um de seus sócios, quando ainda trabalhava no Banco do Brasil, João Gullo. Após se aposentar, João reuniu sua esposa Claudia e seu filho Felipe, para tornar seu sonho realidade, concretizando-o definitivamente, em abril de 2001, quando houve a abertura e inauguração da tabacaria.
A tabacaria funciona no centro do Rio de Janeiro, comercializando artigos diversos, desde os relacionados ao tabagismo (charutos nacionais e importados, cachimbos, nargilles, cigarros, cigarrilhas nacionais e importadas), isqueiros, como artigos para presentes de luxo (canivetes e relógios Victorinox, jogos de tabuleiro),