Fluxograma
Conceito de logística internacional
A logística internacional esta ligada a produção, a sistemas de informação e comunicação, a armazéns alfandegados e a terminais portuários, aeroportuários e de pontos de fronteiras. A logística está presente em todos os processo da organização podendo ser tanto um fator de aglutinador de valor como dispersor deste. Ela pode exercer papel estratégico quando diferencia um produto ou a empresa, e possui papel fundamental no controle e redução dos custos de colocação dos bens junto aos clientes.
De ponto de vista operacional, a logística é o estudo e a prática de gestão de fluxos de bens e informações e do estoque e da armazenagem de bens que afetam diretamento os custos totais da empresa, e portanto as variáveis preço (price0 e distribuição (place). A função elementar da logística é agregar valor ao produto ou serviço fazendo com que ele esteja disponível ao cliente no local certo, no momento certo, ao custo certo.
A logística possui 3 níveis, sendo elas estratégica, organizacional e operacional. A logística estratégica tem como função a criação de um posicionamento único diante da concorrência e dos clientes dados o mercado e a tecnologia disponíveis. A logística organizacional tem como função a gestão do planejamento do fluxo de bens e informações em todos os níveis da empresa( internos e externos). Por fim, a logística operacional tem como função a gestão integrada da cadeia de fornecedores, da logística interna e da logística externa( direta e reversa) visando otimizar as operações e reduzir custos em todos os pontos da cadeia.
O mesmo conceito se aplica à logística internacional, com a diferença que, no comércio internacional, tanto na importação quanto na exportação, o fluxo de bens e serviços assim como do estoque de mercadorias, no armazém do exportador, do importador ou em trânsito, se dão entre territórios de países diferentes resultando em maior complexidade gerencial porque países