Fluxograma
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas.
Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
EXEMPLO DE FLUXOGRAMA
Processo: Recebimento de Materiais
Setor Responsável: Almoxarifado
Esta ferramenta tem como objetivo principal descrever de forma clara um fluxo, sequência ou processo de trabalho, auxiliando, com isso, a criação de novos processos, o melhoramento de processos já existentes, a eliminação de tarefas em duplicidade, a eliminação de estragos/desperdícios de tempo e insumos, além de transmitir uma visão sistêmica de processos existentes na organização a todos os indivíduos envolvidos direta ou indiretamente na atividade representada. Através dos fluxogramas é possível visualizar os seguintes aspectos*:
Quais operações são realizadas na organização;
Onde, quem e como são realizadas as operações;
Quais são as entradas e saídas num fluxo de processo;
Qual o sentido/rumo segue as informações;
Quais são os recursos gastos no processo;
Qual o volume de trabalho desprendido;
Qual o tempo de execução do processo (parcial ou total);
Visão sistêmica do processo.
Através dos fluxogramas é possível evitar os seguintes aspectos: