FLUXO DE CAIXA
Nesta segunda etapa da ATPS será abordado o fluxo caixa, sabendo-se que o mesmo é um instrumento de controle, que tem por objetivo demonstrar e auxiliar os diretores de uma organização na tomada de decisões. Utilizando a empresa que abrimos no passo anterior, será feito o fluxo de caixa mensal e anual e os fluxos de caixa esperado com aumento de 5 % ao ano, nos próximos 5 anos e também os fluxos de caixa relevantes demonstrando os valores encontrados nos fluxos de caixa. Por fim uma breve conclusão sobre o conhecimento adquirido.
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é um instrumento gerencial de controle que tem por objetivo demonstrar e auxiliar os diretores de uma organização tomar decisões sobre a mesma. O fluxo de caixa demonstra toda movimentação economica da empresa, contas pagas, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações e de todas outras movimentações dos recursos financeiros, considerando esses valores em um determinado periodo, seja ele diario, semanal,mensal ou anual. A sua maior utilidade e a possibilidade da demonstração das sobras e faltas no caixa, projetando a empresa o controle das ações futuras e o seu desempenho. A implementação do fluxo é uma tarefa fácil, porém, a manutenção desses dados, devem ser confíavies e constatemente atualizados, conforme o periodo de demonstração abordado, por isso a empresa deve manter total controle sobre as contas a receber, as contas a pagar, caixa, aplicações financeiras, faturamento, vendas a vista e a prazo, um controle geral das finanças da empresa. O fluxo é representado da seguinte forma:
Seta para cima, fluxo de caixa positivo;
Seta para baixo, fluxo de caixa negativo;
Reta com indicações de datas, tempo.
O fluxo de caixa relevante é projetado e utilizado no analise do investimento das organizações, sabendo que os mesmos poderão ter quaisquer valores, conforme a lógica dos negocios e empreendimentos, tendo um formato padrão. Para se montar um fluxo de caixa