Trabalho
ACHBAR, Mark; ABBOTT, Jennifer. Documentário: The Corporation. EUA,. 2003. DVD (60min.).
O documentário “The Corporation” faz uma crítica aos empresários, observando os seus comportamentos perante a sociedade, acontece uma analise por meio das entrevistas tratadas no desenrolar do documentário, mostrando diversas irregularidades nos negócios das corporações dos Estados Unidos. Sendo assim, A Corporação é uma empresa que tem por objetivo obter lucros, sendo uma pessoa jurídica, as responsabilidades perante a empresa recai, a princípio, pelos sócios da mesma, uma das irregularidades observadas, como o aumento da fortuna nos acionistas, para que os lucros não sejam afetados com gastos como o bem-estar da população, ou preocupação com o meio ambiente.
Não há respeito aos direitos civis e perante a legislação ambiental, sendo assim, as corporações podem ser punidas, pelos métodos utilizados para obtenção de lucros não são viáveis, como a utilização de mão de obra barata. Observa-se a exploração de trabalho, com baixos salários e trabalho infantil, não existindo respeito à dignidade a pessoa humana. As grandes corporações buscam, por tal motivo, os países subdesenvolvidos, para a garantia da mão de obra barata.
Caso observado no documentário, se levado à risca na legislação brasileira, além de ir contra a própria Constituição Federal por não garantir de fato os direitos fundamentais, por ter péssimas condições de trabalho e exclusivamente a empresa, entre outras violações. As responsabilidades patrimoniais por obrigações da empresa de Defesa do Consumidor, no Direito Ambiental, como no caso observado, a empresa se responsabiliza.
No documentário, a população é manipulada pelo marketing, a fim de que a marca seja reconhecida, disseminada para que o objetivo das corporações seja a qualquer custo alcançado, o lucro aos acionistas. As mesmas informam à população que seus produtos melhoram suas vidas, mas o objetivo como já retratado, é o aumento do