sociologia
Centro de Educação a distancia
Atividades práticas supervisionadas (ATPS )
Curso:
Pedagogia
Período Letivo:
2012
Semestre:
4°
Disciplina:
Fundamentos Sociológicos da Educação
FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS E CONTRIBUIÇÃO A relação entre mudança social e educação nos permite compreenderque o processo de socialização nunca se completa, na medida em que capacidade do homem de transformar sua realidade é algo que está semprepresente. O ser humano está sempre construindo seu mundo e sendoconstruído por ele. Essa capacidade faz com que sempre se encontre diante de um universo dinâmico e a realidade na qual vive nunca possa ser pensada emtermos definitivos, mas sempre relativizados. No contexto de uma sociedade globalizada, marcadamente excludente, qual afunção que está assumindo a educação enquanto instituição de formação deindivíduos e grupos?
Certamente, não podemos distanciar a mudança social da educação, já que são partes que se encontram imbricadas. A MUDANÇA SOCIAL, como o termo indica, significa transformaçõesnas formas de vida presentes nas sociedades. Devemos compreender tambémque a intensidade das mudanças sociais encontra-se inter-relacionada com ascaracterísticas típicas de cada sociedade. Nas sociedades complexas, comoaquela em que vivemos, as mudanças sociais são rápidas e intensas,considerando-se que O ritmo da mudança social dependendo do maior ou menor número decontados sócias com outros povos, do desenvolvimento dos meios decomunicação e também de certas atitudes individuais e sociais que o aceleram ou dificultam. A multiplicidade de contatos com os povos de costumes, padrõesde vida e técnicas diversas faz acelerar as mudanças sociais.
Segundo Oliveira, há duas formas de se estabelecer a mudança social:por meio de forças que são ENDÓGENAS (internas), ou seja, portransformações que ocorrem dentro da sociedade, ou por forças EXÓGENAS
(externas),