Fluxo de caixa
Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. São essas as medidas que a Port Carros terá que analisar antes de começar uma empresa no segmento de revenda de carros, traçando conceitos básicos que todo empreendedor individual, micro e pequeno empresário deve saber.
Primeiramente a revenda deve conter o que todo setor automobilístico deve ter: carros para a revenda. É nesse aspecto que o setor começa a encontrar problemas. Estes se refletirão no financeiro: capital de giro, contas a pagar, investimentos e depois na vida pessoal dos sócios investindo e não comprometendo o capital de giro. Com necessidades de caixa, o empreendedor buscará investimentos junto a bancos, ou financeiras. Um ponto importante é a conciliação bancária, contas a pagar e a receber. Com isso e tendo um controle aperfeiçoado, a empresa saberá com antecedência quando haverá sobra ou falta de dinheiro. Com isso, sua programação financeira será realista.
Para tanto, necessita também de um demonstrativo de resultados e fluxos de caixas projetados: a receita bruta, os abatimentos e os impostos; a receita líquida, o custo das mercadorias (frota de veículos) e serviços vendidos e o lucro bruto; despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de