fluxo de caix
1. Benefícios do uso Goji Berry em doenças cardiovasculares
O Goji Berry, Lycium barbarum, tem sido reconhecida na medicina tradicional chinesa para várias propriedades terapêuticas com base em suas propriedades antioxidantes e efeitos imuno-moduladores. Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das Goji berry, especialmente devido às suas propriedades anti-oxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário, estando associada com benefícios para a prevenção e tratamento de doenças relacionadas com o envelhecimento, incluindo aterosclerose, neurodegeneração e diabetes.
As doenças cardiovasculares afetam o coração e as artérias, existem vários tipos de doenças cardiovasculares, entre as mais comuns o enfarte do miocárdio, aterosclerose, entre outros. As doenças cardiovasculares destacam-se, nos dias atuais, como a mais freqüente causa de óbito. A patogenia mais encontrada das doenças cardiovasculares é, indiscutivelmente, a aterosclerose coronária, que pode acometer inclusive pacientes jovens.
Em um estudo realizado por Nyyssönen et al. (1997), com 1605 homens sem doença coronariana ou isquemia, 70 tiveram infarto do miocárdio entre março de 1984 e dezembro de 1992. Sendo que 91 homens tiveram deficiência de vitamina C e, destes, 12 (13,2%) tiveram infarto do miocárdio. Já dos 1514 homens que não eram deficientes em vitamina C, apenas 58 (3,8%) tiveram infarto do miocárdio.
O interesse clínico pela quercetina tem aumentado por causa de seus efeitos em doenças cardiovasculares, observados em populações com uma dieta rica em flavonóides. Os flavonóides são antioxidantes efetivos devido à suas propriedades sequestrantes de radicais livres e por quelar íons metálicos, protegendo assim os tecidos dos radicais livres e da peroxidação lipídica.
O consumo de alimentos ricos em flavonóides