fluxo de caix
Passo 1 relatório
O fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira da empresa (entradas e saídas de recursos financeiros) em um período determinado de uma empresa. Fluxo de entrada: é o resultado do investimento, valor que estabelece equilíbrio com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.
Fluxo de saída: representa as saídas de capital, inferior às despesas de investimento. Pode-se calcular o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinado período das seguintes maneiras:
Escolher um período de tempo para o estudo;
Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo;
Reunir o total de custos para o projeto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo;
Efetuar a soma dos valores positivos do 2º passo com os valores negativos do 3º passo;
Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4º passo.
.
O fluxo de caixa permite a análise da geração dos meios financeiros e da sua utilização, num determinado período de tempo.
Não adianta a entidade ser gigantesca ou pequena demais, o valor desse empreendimento estará no seu fluxo de caixa, ou melhor, se ambas tiverem um fluxo de caixa de, 1 milhão,por exemplo, ambas terão o mesmo valor de mercado, pelas trocas de ativos que eles realizam com o mercado serem idênticas.
As contas correntes da empresa tem o mesmo comportamento do seu caixa e seu movimento faz parte desse fluxo de caixa. O que não pode ser considerado são as transações entre caixa e contas correntes, pois não são registradas no computador.
Existem várias medidas com capacidade para caracterizar a rentabilidade de um projeto de investimento: os resultados do exercício (do projeto) são à primeira vista a medida de rendibilidade por excelência da atividade do projeto. Acontece que os resultados do