calar é a sabedoria dos tolos
Algumas questões-chave sobre
Apresentações Orais com recurso a PowerPoint
Helena Martins
ESTSP-IPP
* Provérbio popular
1
Todos nós temos, ao longo da nossa vida escolar (e muitas vezes na profissional também!), de fazer apresentações em público.
Estas apresentações podem ir de “simples” apresentações na avaliação distribuída ao longo dos períodos escolares (muitas vezes até com uma duração reduzida), até apresentações de trabalhos finais de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, etc.
Na vida profissional podem assumir a forma de ações de sensibilização na população, por exemplo; ou de ações de formação, apresentações para clientes, colegas, superiores hierárquicos, conselhos de administração, etc!
É assim fundamental saber não só criar os conteúdos a apresentar de forma credível, séria e rigorosa, mas também é fulcral saber apresentá-los da melhor forma, a fim de que a apresentação feita cumpra os seus objectivos finais: sensibilizar, convencer, vender, fazer reflectir… enfim COMUNICAR!
(imagem retirada de Reynolds (2008) pp. 79)
Helena Martins: helenamartins@eu.ipp.pt
2013-2014
Algumas Regras Básicas
Uma boa ideia é sempre partir para a ação do ponto de vista do público – e neste aspeto, vocês têm pelo menos 12 anos de experiência, quanto mais não seja enquanto públicoalvo dessas apresentações em público que são as aulas!
Assim, pensem sempre que é importante que o vosso público consiga reter 2 a 3 conteúdos “de certeza” por apresentação.
Quantas vezes já não vos aconteceu saírem de uma aula de duas horas e não se conseguirem lembrar de nada em concreto daquilo que foi ensinado?
É bom partirem para a vossa apresentação com a ideia que, “se tivessem de escolher 2 coisas que as pessoas dissessem sobre as quais que a vossa apresentação versou, quais seriam?”
Comuniquem esses objetivos no início da sessão
Fundamental
O PowerPoint pode ser espetacular, os materiais