fluxo caixa
Ebitda em inglês significa: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization.
Traduzindo para o português, temos o Lajida que siginifica: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Este termo é utilizado pelos analistas financeiros para avaliar o desempenho do caixa operacional de uma empresa, desprezando literalmente o ganho financeiro de um determinado negócio. O Ebitda mede a capacidade da empresa na geração de caixa operacional. Com o Ebitda é possível verificar se uma empresa é realmente competitiva no ramo de negócio onde atua, pois desprezando os ganhos financeiros desta empresa, é possível analisar somente a rentabilidade da atividade fim desta empresa.
A apuração do Ebitda é simples, pois utiliza-se o lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo as depreciações, amortizações e os juros do período.
A análise através do Ebitda possui duas frentes: os que são favoráveis e os que são favoráveis porém com a ressalva de que não devemos utilizar somente o Ebitda para realizar as análises, pois temos alguns pontos que não favorecem totalmente a utilização do Ebitda, como por exemplo:
O Ebitda pode dar uma falsa impressão de liquidez efetiva na empresa;
O Ebitda não considera as mudanças no capital de giro e portanto, sobrevaloriza o fluxo de caixa em períodos de crescimento do capital de giro;
O Ebitda nada apresenta sobre a qualidade dos lucros, entre outros.
Portanto no meu entender devemos utilizar o Ebitda para realizar algumas análises sobre o comportamento do caixa operacional da empresa, porém, devemos adotar outros tipos de análises para uma completa verificação da situação econômico financeira das empresas.
TRABALHO
Tema: Demonstração do Valor Adicionado – D.V.A.
Matéria: Análise e Demonstrações Contábeis
Profº Tenório
Aluno: Silvio Roberto da Silva
R.A. nº 416888/8