Artigo TCP/IP
Edriano Carlos Zanatta (FTEC) edriano_zanatta@hotmail.com
RESUMO: Este artigo foi realizado como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Redes de Computadores, como o professor Ademar Felipe Fey e tem como objetivo apresentar o histórico das Redes de Computadores, bem como suas principais características e funções, tendo como prioridade o modelo TCP/IP e fazendo uma breve comparação com o modelo OSI.
PALAVRAS-CHAVE: ARPANET, internet, modelo TCP/IP, Redes de Computadores
INTRODUÇÃO Para que os computadores troquem “mensagens” entre si, é necessário que os computadores adotem as mesmas regras de envio e recebimento de informações, essas regras se chamam Protocolos de comunicação.
O modelo de referência TCP/IP surgiu com a ARPANET (que era uma rede de pesquisa, patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA), e se popularizou por todo mundo com a internet. Na realidade, o TCP/IP é uma pilha de protocolos, que é dividida em 5 camadas, Física, Enlace, Rede, Transporte e Aplicação. Cada uma das camadas realiza tarefas distintas, garantindo assim a integridade da Rede. Como nem tudo é perfeito, o modelo TCP/IP também apresenta algumas críticas, que serão apresentadas no decorrer do artigo. 1. HISTÓRICO DAS REDES DE COMPUTADORES E DO TCP/IP
Como tudo o que se conhece ou o que se ira conhecer na informática passa por processos longos ou as vezes nem tão longos assim, com as Redes de Computadores não poderia ser diferente. Durante a década de 60 é que foram criadas as primeiras Redes de Computadores, as quais ainda utilizavam cartões perfurados para armazenar informações, método que demorava muito tempo.
1.1. A ARPANET
Em 1969 surge a ARPANET, com o objetivo de teste para interligar 4 computadores de arquiteturas diferentes, que entrou em funcionamento em dezembro do mesmo ano. A mesma possuía apenas 4 nós, SRI, sediado no Stanford Research Institute,