Fluoxetina
Fluoxetina é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores selectivos da recaptação da serotonina. Suas principais indicações são para uso em depressão moderada a grave,] transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e bulimia nervosa. É utilizado na forma de cloridrato de fluoxetina, como cápsulas ou em solução oral.
Foi sintetizada e comercializada inicialmente pela companhia farmacêutica Eli Lilly com o nome Prozac®. Atualmente é comercializada no Brasil e em Portugal por vários laboratórios como medicamento genérico, estando sujeita a receita médica (ou até mesmo a retenção da receita).
Características:
FÓRMULA: C17H18NF3O
MASSA MOLAR: 309.3 g/mol
ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL
NOME COMERCIAL:PROZAC
PRÍNCIPIO ATIVO:CLORIDRATO DE FLUOXETINA
Mecanismo da Depressão e a Fluoxetina IMAGENS NOLINK http://quimichal.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
1 - Esta é uma representação do sistema serotonínico. A serotonina é liberada na fenda sináptica pelo neurônio pré-sináptico; ela se liga ao receptor serotonínico no neurônio pós-sináptico. Isto gera a ativação deste neurônio e a propagação do sinal sináptico. A serotonina é recaptada pelas bombas de recaptação nos neurônios.
2 - Quando uma pessoa está deprimida, ocorre um desbalanço no sistema serotonínico. A transmissão de impulsos nervosos está dificultada.
3 - Muitos cientistas acreditam que drogas como a fluoxetina agem inibindo o sistema de recaptação da serotonina, provocando um acréscimo na concentração serotonínica nos receptores pós-sinápticos. Isto pode ajudar a diminuir a depressão dos impulsos nervosos.
COMO AGE A FLUOXETINA
O mecanismo de ação da fluoxetina é o mesmo de todos os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Vamos a uma rápida explicação.A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, é uma substância envolvida na comunicação entre os neurônios. A serotonina age sobre a regulação do humor, das emoções, do sono e do apetite. Níveis reduzidos de