fluidização
A fluidização baseia-se fundamentalmente na circulação de sólidos juntamente com um fluido (gás ou líquido) impedindo a existência de gradientes de temperatura, de pontos muito ativos ou de regiões estagnadas no leito; proporcionando também um maior contato superficial entre sólido e fluido, favorecendo a transferência de massa e calor.
A eficiência na utilização de um leito fluidizado depende em primeiro lugar do conhecimento da velocidade mínima de fluidização. Abaixo desta velocidade o leito não fluidiza; e muito acima dela, os sólidos são carregados para fora do leito.
APLICAÇÕES DE LEITOS FLUIDIZADOS:
1. Reações Químicas;
A.Catalítica
B.Não Catalíticas - Homogêneas - Heterogêneas
2. Contato Físico;
A. Transferência de Calor - Para o, e do, leito fluidizado - Entre gases e sólidos - Controle de temperatura - Entre pontos do leito
B. Mistura de Sólidos
C. Mistura de Gases
D. Secagem - Sólidos - Gases
E. Acreção
F. Cominuição
G. Classificação - Sólidos - Gases
H. Adsorção- Dessorção
I. Tratamento Térmico
J. Recobrimento
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA FLUIDIZAÇÃO.
-À velocidade muito baixa : O fluido percorre pequenos e tortuosos canais, perdendo energia e pressão; sendo DP (Perda de Carga) função da permeabilidade, rugosidade das partículas, densidade, viscosidade e velocidade superficial.
-Com aumento da velocidade : Atinge um valor que a ação dinâmica do fluido permite reordenação das partículas, de modo a oferecer menor resistência à passagem.
-Maiores Velocidades : As partículas deixam