flosofia
A juventude mudou? É, tem isto também. Ela se tornou mais pragmática e menos utópica. Tanto que as campanhas estudantis de maior repercussão têm sido as dos secundaristas, contra os aumentos extorsivos das anuidades nas escolas particulares. Há toda uma mudança de mentalidade, que pode ser constatada já napuberdade. Perguntem a uma criança de oito ou nove anos o que ela quer ser quando crescer, e, dificilmente - esta é, pelo menos, a minha experiência -, ouvirão as respostas clássicas das gerações mais antigas: médico, engenheiro, advogado, militar ou professor. Várias delas já me disseram que querem ganhar bem, não importa em que profissão.
Artur Poerner, Jornal do Brasil, 24/08/1992, p.2.
Sobre o trecho acima, são feitas as seguintes afirmações:
A- O ponto de vista defendido por Artur Poerner é de que a juventude tem objetivos práticos, deixando de lado o idealismo.
B - O primeiro argumento utilizado pelo autor para justificar seu ponto de vista é um argumento de prova concreta, já que, provavelmente, se baseia em fatos de conhecimento geral da época em que o texto foi escrito e publicado.
C - O autor retoma seu ponto de vista por meio da expressão “há toda uma mudança de mentalidade”.
Sobre essas afirmações, pode-se dizer que:
A sua resposta : todas estão corretas.
Considere o 3º parágrafo da carta da Profª Ermínia Maricato, o qual vem transcrito abaixo.
No entanto, apesar de tantos avanços e conquistas, as cidades do mundo não melhoraram. Ao contrário, na maior parte dos países pobres a população moradora de favelas aumentou, o transporte coletivo piorou, as epidemias se multiplicaram e não por coincidência (como por vezes querem fazer crer alguns colegas), aumentou também o desemprego e a violência.
Sobre o sentido dos verbos grifados, considerando o contexto desse parágrafo, são feitas as afirmações abaixo. Assinale a única correta.
A sua resposta : Somente a forma verbal piorou foi usada no sentido