Florestal
Objetivos
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do álcali ativo na polpação kraft da madeira préhidrolisada de Eucalyptus urograndis em função do rendimento, número kappa e alvura das polpas produzidas objetivando obter polpa com número kappa (NK) próximo de 9.
Resultados
Os resultados quanto aos rendimentos e as características das polpas solúvel Kraft em função do álcali ativo (AA) são apresentadas nas Tabela 1. e 2.
Tabela 1: Rendimentos observados no processo de polpação
Métodos/Procedimentos
Os cavacos de e madeira pré-hidrolisada Eucalyptus urograndis foram submetidos a diferentes condições de polpação kraft, visando obter o melhor rendimento de polpa e menor consumo de reagentes, com número kappa de 9±1. Os cozimentos kraft foram realizados num digestor Regmed rotativo laboratorial, dotado de 4 reatores individuais com capacidade de 1,5 litros cada. Foram realizados 4 cozimentos simultaneamente, utilizando diferentes cargas de álcali ativo (AA) de10, 13,16 e 19%, expressas em NaOH, para estabelecer a curva de deslignificação da madeira pré-hidrolisada. As demais condições de cozimento foram mantidas constantes (relação madeira:água de 1:4, temperatura máxima de 160° tempo até C, a temperatura máxima de 90 min, tempo na temperatura máxima de 60 min e sulfidez de 25%). Os rendimentos foram calculados pelas relações massa de polpa pela massa de cavaco, ambas secas. As polpas obtidas das variações da carga alcalina foram analisadas quanto ao número kappa (TAPPI T 236 om-85), a alvura (%ISO) (TAPPI T 452om-98) e teor de cinzas (TAPPI T 211 om-93-1). A partir da curva de deslignificação da madeira préhidrolisada em função do NK da polpa, determinou-se a carga de álcali necessária para obter uma polpa com NK próximo de 9,0.
AA (%NaOH) 10,00