flexao de joelhos
Mesa Flexora
Os músculos, ossos e articulações que atuam na flexão do joelho possuem algumas obrigações similares as da extensão, como por exemplo, a estabilização da articulação pelo aumento da força muscular, a melhoria na execução de movimentos cotidianos e melhoria na absorção de impactos, além da relação citada por Campos (2000) de que quanto mais forte forem os flexores mais podemos fortalecer os extensores da coxa.
Descrição do movimento
Posição inicial: o praticante deita-se em decúbito ventral sobre o aparelho, com os joelhos estendidos e o ponto imediatamente superior a articulação dos tornozelos sob o apoio (fase concêntrica).
Execução: com as coxas e o abdômen fixados no aparelho, deve ser realizada a flexão dos joelhos a partir da elevação dos calcanhares ao máximo possível, ficando o mais próximo possível da região dos glúteos.
Posição final: deixamos que as pernas se estiquem, fazendo a extensão do joelho e o afastamento dos pés em relação a região dos glúteos, até voltarem a posição inicial (fase excêntrica).
Plano de execução do exercício
Em Campos (2000) é possível verificar que este exercício ocorre apoiado no plano Sagital ou Ântero-posterior, sobre um eixo frontal.
Músculos que participam da execução do exercício
Apesar da análise de Tesch (2000) apresentar os músculos Semitendinoso, Bíceps Femoral, Sartório e Grácil como principais na execução do movimento, mesmo assim, moderadamente, Delavier (2000) e Campos (2000) acreditam que esse exercício seja responsável por grande e intenso envolvimento muscular dos Isquiotibiais (constituído pelos Semitendinoso, Semimembranoso e Bíceps Femoral). E são citados como acessórios os seguintes grupamentos: Sartório, Grácil, Gastrocnêmio, Poplíteo e o Plantar Delgado.
Tipo de alavanca presente na execução do exercício
O tipo de alavanca presente na execução deste exercício é de Primeira Classe ou Interfixa, onde a