Fisoterapia
TESTE DE FORÇA
M. Abdutor do Hálux
Paciente se encontra sentado, o teste se baseia se possível, abdução do hálux a partir da linha axial do pé, geralmente isso é difícil, a ação pode ser demonstrada pedindo para que racione o antepé em adução contra a pressão exercida pelo examinador. Assim o fisioterapeuta segura firmemente o calcanhar e também exerce uma pressão contra o lado medial do metatarsal I e da falange proximal.
M. Adutor do Hálux
(nenhum teste é ilustrado)
M. flexor curto do Hálux
Nesse teste o paciente se encontra sentado e o teste é realizado com a flexão da junta metatarsofalângica do hálux, o examinador estabiliza o pé próximo a junta metatarsofalângica e mantém o pé e o tornozelo em posição neutra. Ocorre uma pressão contra a superfície plantar da falange proximal na direção da extensão
M. flexor longo do hálux
Paciente está sentado e o teste é feito pela flexão da junta interfalângica. O profissional estabiliza a junta metatarsofalângica em posição neutra e mantém a junta do tornozelo aproximadamente a meio caminho entre a flexão dorsal e a flexão plantar. Acontece uma pressão contra a surperfície plantar da falange distal na direção da extensão.
M. extensor longo do hálux
Esse teste é feito com o paciente sentado, realiza-se a extensão das juntas metatarsofalângica e interfalângica do hálux. O fisioterapeuta estabilizarem direção da flexão plantarm, é feita uma pressão contra a superfície dorsal das falanges distal e proximal da hálux na direção da flexão.
MM. interósseos dorsais (quatro)
Paciente sentado, é feita uma flexão da junta metatarsofalângica do segundo ao quinto dedo do pé com um certo esforço para evitar a flexão das juntas interfalângicas. O examinador estabiliza a região medial do tarso e mantém o pé e o tornozelo em posição neutra, aplica uma pressão contra a