power fight inserção no ensino básico
GFD196 – Cinesiologia
Professor (a): Marco Antônio Barbosa
Cinesiologia Humana: Uma abordagem dos movimentos articulares em aulas de educação física escolar e iniciação esportiva
Discentes
Vinícius J. Resende – 29 A
Augusto C. Faria – 29 A
Lavras
2014
Cinesiologia Humana: Uma abordagem dos movimentos articulares em aulas de educação física escolar e iniciação esportiva
Articulação ou juntura é a conexão entre duas ou mais peças esqueléticas (ossos ou cartilagens). Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem os movimentos articulares em resposta à contração muscular.
Os movimentos articulares ocorrem em torno de um eixo que está sempre perpendicular a um plano, alguns exemplos de movimentos articulares que o nosso corpo realiza: Flexão, extensão, adução abdução, circundução entre outros.
Os movimentos articulares, a mobilidade articular nos permite realizar atividades diárias e praticar atividades físicas e modalidades esportivas através de práticas corporais.
Sendo assim o presente trabalho teve o objetivo de analisar através de práticas corporais quais os movimentos articulares que os alunos realizaram durante as aulas de power Fight, Atletismo e ginástica acrobática.
As aulas foram realizadas com alunos do fundamental I e fundamental II, com idade de 9 a 14 anos. Foram ministradas quatro aulas sendo teórica prática para alunos da educação escolar e iniciação esportiva.
Os alunos da educação escolar foram submetidos a aulas de power fight e os alunos da iniciação esportiva sendo praticantes de atletismo realizaram aulas de ginástica acrobática, e os alunos praticantes de futebol realizaram aulas de atletismo.
Movimentos articulares realizados durante a aula de Power Fight
Os alunos da educação escolar, sendo fundamental I e Fundamental II participaram da aula de Power Fight que é uma modalidade de ginástica que reúne a