Flauta de pam
Trabalho realizado por: Beatriz Cunha Sobral nº4 1ºB
Índice
História
A Flauta de Pã é um instrumento historicamente ligado ao Deus grego Pã. O deus Pã, que era o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores era temido por quem necessitava atravessar as florestas á noite. Pã era caracterizado como sendo um homem com pernas, orelhas e chifres de Bode.
Segundo reza a lenda num dia Pã estava a perseguir a ninfa siringe que repelia os seus avanços e rejeitava amar um homem tão parecido com uma cabra. Ela então correu para o rio e incapaz de atravessar e presa no leito pediu as ninfas do rio para alterar a sua forma e respondendo as suas orações as ninfas transformaram-na em caniços do pântano. Sentindo o coração partido, Pã reuniu as canas e assim inventou o instrumento musical que ele chamou siringe. Hoje chamamos Flauta de Pan ou somente Flauta Pan.
Flauta de Pã em Portugal
Flauta de Pã ou Flauta de Amolador é um instrumento com grandes tradições em Portugal. O amolador fazia-se anunciar ao som da sua flauta, correndo a escala musical, do grave para o agudo e vice-versa, com uns floreados pelo meio. Era a publicidade da época. Porque além de amolar facas, tesouras e consertar panelas, ele também arranjava guarda-chuvas. O povo da aldeia, quando ouvia ao longe o som da sua flauta de pã, dizia…vai chover! É um instrumento muito antigo. Já os Romanos e os Gregos o fabricavam e tocavam. Ainda hoje esta Flauta é conhecida em todo o Mundo. Na Birmânia é um dos instrumentos populares mais importantes, onde é conhecido por "Naúre" e no Peru existem Flautas de Pã com 2 metros de altura.
Estrutura
Tubos da flauta pan são fechados em uma extremidade, em que a onda estacionária é reflectida dando uma nota uma oitava abaixo do que o produzido por um tubo aberto de comprimento igual. No estilo Sul-americano tradicional, tubos são