Fisioterapia
A capsulite adesiva, conhecida popularmente como ombro congelado, é uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro e gera dor seguida de limitação dos movimentos do ombro.
CASO CLÍNICO-
A paciente Maria Fernandez dos Santos de 40 anos de idade foi encaminhada pelo seu médico ortopedista o qual diagnosticou com capsulite adesiva.Com um histórico de doze meses de dor intermitente no ombro direito, tinha vindo a melhorar, mas ainda havia dor de baixa intensidade em alguns movimentos descrito pela paciente como pentear cabelo, colocar um casaco, fechar o sutiã, pegar algum objeto, abrir a porta e entre outros movimentos, e a dor é aliviada com o spray analgésico e compressa quente.
A paciente trabalhar como repositora de mercadorias, carregando pesos com frequência, em nenhum momento a mesma se ausentou de suas atividades no trabalho.
AVALIAÇÃO/DIAGNÓSTICO
Após a anamnese, foi realizada uma inspeção no local para verificar se á edema, deformidade e equimose, palpação das articulações glemoumeral ,e em seguida foi realizado o exame físico com a mensuração da amplitude de movimento articular ativa do ombro através do goniômetro, sendo avaliados os movimentos de flexão, extensão, abdução, rotação interna e rotação externa do ombro direito e contralateral.
Ativo ombro direito- Flexão 120°, extensão 50°, abdução 130°, adução 30°, rotação interna 60° e rotação externa 70°.
Ativo ombro esquerdo-Flexão 140°, extensão 60°, abdução 150°, adução 40°, rotação interna 70°° e rotação externa 90°.
A paciente não possui edema, deformidade e equimose, somente dor intermitente, sendo assim uma inflamação crônica. O desempenho muscular da paciente
A paciente se encontra na terceira fase pela libertação progressiva dos movimentos e no estágio III pela as aderências estarem maduras e retraídas.
PREPARO DO PACIENTE
Foi realizada uma avaliação fisioterapêutica, na qual foi esclarecido para a paciente os objetivos da pesquisa e os