Fisioterapia
Anatomo-Fisiologia do Sistema Linfático:
O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.
Capilares Sanguíneos: Os capilares são as porções mais finas do sistema vascular, sendo da espessura ou até mais finos que um fio de cabelo. Localizam-se entre as arteríolas (porções finais do sistema arterial) e as vênulas (porções iniciais do sistema venoso), e possuem apenas uma camada simples de endotélio fenestrado, ou seja, suas paredes finas apresentam perfurações, permitindo assim, trocas entre o meio intravascular e o meio intersticial (entre as células). Por este motivo, todas as trocas (gases, nutrientes, líquidos e substâncias em geral) ocorrem a nível dos capilares.
O sistema linfático é constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos.
Órgãos Linfáticos:
•
Amígdalas (tonsilas palatinas): produzem os linfócitos, principais células do sistema linfático. As amígdalas são pequenas estruturas arredondadas, localizados da parte de trás da boca, ao lado da garganta.
As amígdalas também são chamadas de tonsilas palatinas e podem ser vistas quando se abre bem a boca.
•
Baço: órgão linfático, excluído da circulação linfática, interposto na circulação sangüínea. Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose destroem restos de tecido, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático.
•
Timo: Órgão linfático situado no mediastino, entre o esterno e a aorta, mais