Determinação de óleos e graxas em águas e efluentes
Introdução
De acordo com o Programa Água Azul, óleos e graxas constituem um conjunto substâncias orgânicas de origem mineral, vegetal ou animal, solúveis em n-hexano (solvente) e que compreendem ácidos graxos, gorduras animais, sabões, graxas, óleos vegetais, ceras, óleos minerais etc. Este parâmetro costuma ser identificado também por MSH - material solúvel em hexano. Os óleos e graxas - OG raramente são encontrados em águas naturais, pois geralmente são oriundos de despejos de efluentes das indústrias de prospecção de petróleo, petroquímicas, de óleos comestíveis, laticínios, matadouros, frigoríficos, esgotos domésticos, efluentes de oficinas mecânicas, postos de gasolina, estradas etc. Estas substâncias, em seu processo de decomposição, reduzem o oxigênio dissolvido, elevando a DBO5,20 e a DQO, causando alteração no ecossistema aquático.
Nas águas naturais, os OG acumulam-se nas superfícies, podendo trazer sérios problemas ecológicos por dificultar as trocas gasosas que ocorrem entre a massa líquida e a atmosfera, em especial a de oxigênio.
Além disso, os óleos e graxas provocam obstrução em redes coletoras de esgotos e inibição em processos biológicos de tratamento.
Objetivo
Determinar óleos e graxas em amostras de água e efluentes.
Materiais
Medidor de pH (modelo mPA-20; nº série: 18030/1104; consumo 5w; Casa do Laboratório);
Suporte universal;
Argola;
Balão volumétrico de fundo chato, 250 ml;
Funil de sepaação de 500 ml (PHOX);
Tampa para balão volumétrico;
Erlenmeyer de 250 ml (UNIGLAS) – 1 unidade;
Proveta de 500 ml (UNIGLAS) – 1 unidade;
Becker de 1000 ml (UNIGLAS) – 1 unidade;
Pipeta graduada de 10 ml - 1 unidade;
SOXLEHT (Nova Ética);
Estufa (Modelo: S15OST; Biopar Equipamentos Eletro-Eletrônicos Ltda);
Balança analítica (Marte Balanças e aparelhos de precisão Ltda; modelo: AY220);
Pipeta de Pasteur – 1 unidade;