Reflexões do texto de AUGUSTO, Silvana. Desafios do coordenador pedagógico. Nova Escola. São Paulo, n. 192, maio 2006
Coordenação de Educação a Distância - CEAD
Reflexões do texto de AUGUSTO, Silvana. Desafios do coordenador pedagógico. Nova Escola. São Paulo, n. 192, maio 2006,
Abril/2013
MAGNA MARIA DA CONCEIÇÃO ROCHA
Texto apresentado ao Professora (Tutora) Maria Aparecida dos Santos Ferreira, responsável pela Disciplina REALIDADE ESCOLAR E TRABALHO PEDAGÓGICO pela aluna Magna Maria da Conceição Rocha, do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica como requisito para obtenção de nota referente à Atividade 05.
Abril/2013
Atividade 05
Reflexões do texto de AUGUSTO, Silvana. Desafios do coordenador pedagógico. Nova Escola. São Paulo, n. 192, maio 2006,
1. O que a autora quer dizer com “é preciso construir histórias institucionais”
Quando se perpetua vivências de um grupo que constrói experiências no cotidiano, permitindo a todos os envolvidos neste contexto a utilização dessas praticas no campo pedagógico. Não deixar que certas experiências sejam esquecidas simplesmente pela ausência de um dos autores, e que recomece a cada ingresso de um participante na equipe.
Desta forma a história institucional se constrói, além das histórias individuais, também fazemos parte na elaboração da história da instituição a qual pertencemos. É no coletivo que mesmo sem perceber, somos autores desta história.
2. O que a autora quer dizer com “é do estranhamento que surgem bons problemas” A inquietação é de fundamental importância no campo pedagógico, pois permiti o questionamento de fatos ou práticas que, muitas vezes são aprimorados a partir de investigações ou indagações surgidas no contexto de sua atuação. Com esses questionamentos surgem também a necessidade de uma informação continuada, onde o coordenador pedagógico pode realmente exercer seu papel de formador.
3. Você concorda com as atividades que a autora