Sniffers
Sniffers variam significamente em funcionalidade e projeto. Alguns analisam somente um protocolo, enquanto outros podem analisar centenas. Como uma regra geral, sniffers mais modernos analisarão pelo menos os seguintes protocolos:
Ethernet padrão
TCP/IP
IPX
DECNet
Os sniffers capturam pacotes de rede colocando a interface de rede Ethernet por exemplo, em modo promíscuo.
Em redes locais os dados trafegam de uma máquina para outra ao longo do cabo em pequenas unidades chamadas frames. Esses frames são divididos em seções que carregam informações específicas. Os sniffers impõem um risco de segurança por causa da forma como os frames são transportados e entregues.
Cada estação de trabalho em uma rede local tem seu próprio endereço de hardware. Esse endereço identifica de maneira exclusiva essa máquina em relação a todos os outros na rede. Quando você envia uma mensagem através da rede local, seus pacotes são enviados para todas as máquinas disponíveis (broadcast).
Sob circunstâncias normais, todas as máquinas na rede podem “ouvir” esse tráfego, mas somente responderão aos dados endereçados especificamente a elas. (Em outras palavras, a estaçãoa de trabalho A não irá capturar dados destinados à estação de trabalho B. Em vez disso, a estação de trabalho A simplesmente ignora esses dados.)
Se uma interface de rede da estação de trabalho está em modo promíscuo, entretanto, ela pode capturar todos os pacotes e frames na rede. Uma estação de trabalho configurada dessa forma (e o software sobre ela) é um sniffer.
Os sniffers representam um alto