SNIFFERS de Rede
Sniffer, ou em português “farejador”, são softwares que são utilizados para a captura de pacotes sejam esses obtidos por maneiras legais (seguindo as regras dos protocolos) ou através de atividades não permitidas, nos quais estão trafegando pela rede. Estes programas são normalmente utilizados para monitorar uma determinada rede onde eles registram os nomes (usernames, e as senhas) e deste modo pode roubar suas senhas e utilizar-se de sua conta. Através deste se tem a possibilidade de ver o que esta trafegando na rede e ate de em determinando computadores, onde se pode ate ver o que uma pessoa está conversando, que tipos de sites acessa, o que ela baixa da internet. Basicamente ela tem acesso a todo o trafega daquele computador, caracterizando-se assim um desvio de trafego.
Os sniffers podem também serem utilizados para o bem, ajudando o monitoramento de redes com o intuito de verificar se há alguma invasão, bem como o que os funcionários de uma empresa fazem, além de examinar algumas anomalias, porem é bastante utilizado para o mal para o roubo de senhas, além de quebras de senhas wi-fi, e para adquirir outros dados importantes.
Ataques deste tipo são muito comuns, deste modo é de uma importância grande o usuário de internet ter uma consciência de que suas senhas são vulneráveis a esses tipos de ataques, então utilizar uma senha mais robusta e trocá-la regularmente pode ajudar bastante a prevenir este tipo de ataque. A maioria dos ataques que são documentados como sendo de um sniffer no qual é colocado em uma maquina de rede, porem o ataque pode tornar-se mais fatal ainda se for posto em um gateway de rede.
No intuito da utilização má intencionada, o sniffer é apontado como sendo primordial já que permite ao hacker ou o invasor, que este realize a leitura de todos os dados no qual estão passando pelo meio físico. Em meio a esta situação, a maneira mais rápida e fácil de manter seus dados protegidos, é sempre utilizar protocolos ou canais que