Fisiologia - Cardiovascular
Garantir a circulação para todos os órgãos transportando substâncias essenciais aos tecidos e células, como os nutrientes e catabólicos, os gases respiratórios e permite as atividades das células sanguíneas. Participa também de componentes homeostásicos como equilíbrio térmico, comunicação hormonal.
Componentes:
Coração- Papel de bomba, ou seja, repõe energia cinética que percorreu o organismo.
Vasos Sanguíneos: Artérias, veias e capilares.
Sistema Linfático.
Pequena Circulação- Sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar direita, indo até os capilares e após isso aos pulmões, retornando oxigenada para o átrio direito.
Grande circulação- O sangue sai oxigenado do ventrículo esquerdo através da artéria aorta que se divide em vários ramos, levando sangue para todos os tecidos, órgãos e músculos voltando ao coração através das veias cava superior e inferior entrando pelo átrio esquerdo.
Cerca de ¾ do volume total de sangue fica na circulação sistêmica, com o restante no coração e na circulação pulmonar.
Valvas interventriculares separam átrio de ventrículo, a direita se tem a Valva Tricúspide e a esquerda Valva Bicúspide. A função das valvas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos. Valvas semi-lunares separam ventrículo de artéria (aorta na grande circulação e artéria pulmonar na pequena). A diferença de pressão determina a abertura ou o fechamento da valva.
A atividade elétrica de átrio não passa para o ventrículo devido à presença do citoesqueleto que também serve de suporte para as quatro valvas. A atividade elétrica de átrio para ventrículo acontece somente pelo nodo átrio-ventricular.
No coração temos dois tipos de fibras: uma de trabalho que contém miosina e actina e outra que se propaga gerando potenciais de ação que são as fibras nodais.
As fibras de trabalho em repouso, possuem carga elétrica negativa de -85mV. Ao receber o estímulo, haverá o aumento a