medicina
A definição não é absolutamente estrita, já que, em princípio, qualquer parte da matemática poderia ser utilizada em problemas de saúde; no entanto, uma possível diferença é que se tenta o desenvolvimento da matemática "para a saúde", isto é, para o âmbito do processo saúde-doença. E, em menor grau, "para dentro", ou seja, para o desenvolvimento das matematicas mesmas. A importância fundamental da matemática médica radica em sua capacidade expresiva, com respeito a uma alegada insuficiencia de exactidão que podem apresentar os modelos linguísticos. Sua relevancia biomédica veio-se demonstrando claramente e validando via experimentaçao rigorosa.
É pertinente que este campo investigativo seja divulgado ,devido a que permite precisar e sintetizar o que fica disgregado em centos de páginas em alguns textos teóricos e na experiência mesma do pesquisador, lhe dotando de uma grande versatilidade para a resolução, em base a números, dos problemas de saúde que acossam à família humana. . A utilização de modelos matemáticos na medicina e, especialmente, na epidemiologia, é quase tão antiga quanto na física. Embora, já em 1760, Daniel Bernoulli(1700-82) tenha usado um método matemático para avaliar os efeitos da técnica da variolação no controle da epidemia de varíola, o desenvolvimento de modelos matemáticos aplicados a fenômenos epidemiológicosmais amplos ficou limitado pelas restrições intrínsecas à ausência de conhecimento médico sobre os agentes causadores das infecções.
Somente a partir do nascimento da bacteriologia, com Louis Pasteur(1822-95) e Robert Koch (1843-1910), e da descoberta dos vírus neste século, foi possível identificar as causas das