Fisiocracia
Introdução ao Pensamento Económico
Notas Pedagógicas 2012-13
3. A Economia Política Clássica
[pic]
Frontispício da Enciclopédia Francesa
José Castro Caldas
Maria de Fátima Ferreiro
A Economia Política Clássica
No final do século XVIII tem início o processo de constituição da Economia, então sob a designação de Economia Política, como domínio do saber autónomo, disciplina académica e actividade profissional. Segundo muitos autores é na Escócia da primeira metade do século XVIII que se devem situar as origens da disciplina. Nessa perspectiva, a obra fundadora da Economia Política teria sido a Riqueza da Nações de Adam Smith, publicada pela primeira vez em 1776. No entanto, outros historiadores, sublinhando a importância da fisiocracia, apontam a França como berço da Economia.
As polémicas acerca da localização geográfica das origens da Economia Política são pouco interessantes. Na realidade, o advento da Economia Política está associado ao movimento de renovação intelectual designado Iluminismo. Uma vez que este movimento se caracteriza precisamente por uma multiplicidade de pólos de actividade à escala europeia, a única referência geográfica que pode fazer sentido é a própria Europa. Além disso, é também difícil estabelecer uma origem temporal. Não obstante a importância das obras dos fisiocratas e de Adam Smith, existem contributos anteriores em que as questões económicas são já abordadas na perspectiva científica característica da modernidade.
Este capítulo tem por objectivo apresentar os elementos fundamentais da Economia Política Clássica. Parte de uma caracterização do espírito do Iluminismo e apresenta de seguida alguns dos contributos precursores ingleses. Aborda, na terceira parte, a fisiocracia, e na quarta, com um pouco mais de detalhe, alguns dos autores e obras que estabeleceram os elementos teóricos fundamentais da Economia Política Clássica, nomeadamente os de Adam Smith,