Fisico Quimica Experimental
Setor de Ciências Exatas
Departamento de Química
CQ090 Físico-Química Experimental I Professora Regina Maria Queiroz de Mello
Experimento 5 - CALORIMETRIA
bANCADA 1
Equipe: Karin Thays Ferreira Gomes
Larissa Gama Felipe
Luiz Gustavo Martinez Martins
Tarsis Machado
Ramon Gouvea de Paula
Curitiba 2014
Introdução
O calor é uma forma de energia em trânsito, que se transfere entre dois ou mais corpos devido à diferença de temperatura entre eles. A quantidade de calor () é a medida desta energia transferida que se traduz, no corpo, como uma variação na sua temperatura ou como uma mudança no seu estado físico. O calor sempre flui do corpo mais quente para o mais frio até que suas temperaturas atinjam o equilíbrio.
Pode-se definir calor específico como a quantidade de energia necessária para elevar de 1°C a temperatura de um grama da substância considerada. Por sua vez, a capacidade térmica (C) de um corpo é definida como o quociente entre a quantidade de calor () e a variação de temperatura (). Tal grandeza, referente a um corpo, representa a quantidade de calor necessária para que a temperatura da massa total de um dado corpo varie de 1°C.
O calorímetro é um recipiente utilizado para experiências que envolvem trocas de calor, utilizado como isolante térmico, sem deixar que ocorram trocas de calor entre o interior do calorímetro e o seu exterior.
A unidade de calor foi definida em termos dos experimentos em calorimetria. Antes mesmo que o calor fosse reconhecido como forma de energia, as medidas eram feitas através das variações de temperaturas que os corpos sofriam quando em contato ou lhes fornecia energia sob a forma de calor. No decorrer dos anos, as experiências mostraram que o calor específico era uma função da temperatura. Portanto, foi necessário definir a unidade de caloria, especificando-se a faixa de temperatura na qual foi realizada a medida e definiu-se um padrão. Assim foi