TERRAPLANAGEM
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
IVÂNIA DURÃES DA SILVA
ESTRADAS, PROJETOS E CONSTRUÇÕES.
Montes Claros
Janeiro a Julho / 2012
IVÂNIA DURÃES DA SILVA
ESTRADAS, PROJETOS E CONSTRUÇÕES.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina
Estradas,
projetos e construções, das Faculdades
Integradas Pitágoras de
Montes
Claros, para obtenção de nota referente ao 7º período do curso de
Engenharia Civil.
Professor: Alexandre
Montes Claros
Janeiro a Julho / 2012
Pimenta ,Carlos R.T.e oliveira,Márcio P. Projeto Geométrico de Rodovias ,2° edição
São Carlos ,RIMA Editora ,2004.
Projeto da terraplenagem.
O terreno como se encontra na natureza não é adequado ao tráfego de veículos por alguns motivos como: irregularidade, não permitindo velocidade aceitável ou pode apresentar inclinação longitudinal excessiva para um bom desempenho dos veículos que sobem e para a segurança dos que descem, pode apresentar também curvatura que torne a visibilidade insuficiente.
Para criar as condições necessárias ao bom funcionamento da estrada, deve-se substituir a superfície natural por uma superfície projetada, considerando a segurança, o conforto e o desempenho dos veículos, sendo esse conjunto de operações que realizam essa transformação.
Terraplanagem é o desmatamento, raspagem, execução, escovação, transporte, aterro, compactação, conformação, aberturas de valas e de canais.
Geralmente os itens que mais pesam no custo da terraplanagem são: escovação, medida em m3 de aterro pronto. Após o projeto do greide, da superelevação e da superlargura, temos a definição da plataforma da estrada, que junto com o terreno e taludes formam o polígono chamado de seção transversal, sendo que em cada estaca da estrada teremos uma seção transversal cujo conjunto definira os volumes dos cortes e dos aterros.
A compensação de volumes e o aproveitamento do material dos cortes para construção
dos