MADEIRAS INDUSTRIALIZADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
IVÂNIA DURÃES DA SILVA , EDERSON MACEDO , ELIZA JUSTA,
MAURICIO BRITO, FERNANDO SILVEIRA, RAFAEL PAPA .
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II
Montes Claros
Janeiro a Julho / 2012
IVÂNIA DURÃES DA SILVA , EDERSON MACEDO , ELIZA JUSTA,
MAURICIO BRITO, FERNANDO SILVEIRA, RAFAEL PAPA .
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina
Materiais de construção II, das Faculdades Integradas
Pitágoras de Montes Claros, para obtenção de nota referente ao 7º período do curso de Engenharia Civil.
Professor: Paulo Santos
Montes Claros
Janeiro a Julho / 2012
MADEIRAS INDUSTRIALIZADAS
Madeira Reconstituída são chapas obtidas a partir da aglomeração de fibras separadas.
O processo de desfibramento pode ser realizado através de meios mecânicos ou por expansão em autoclave (processo Mason, de William Mason quem primeiro patenteou o método). Foto de madeira reconstituída .
Madeira reconstituída - O tecido lenhoso é primeiramente reduzido a fitas, lascas ou flocos depois reconstituído por pressão usando como ligante a uréia, a caseína ou resinas sintéticas ou mesmo sem ligante, contando apenas com a lignina, própria das fibras. Estes produtos têm suas propriedades químicas e físicas controladas, podendo ser mais ou menos densas, mais ou menos resistentes a ataque de agentes químicos ou biológicos, e tendo em vista a aplicação a que se destina. Atualmente é grande a diversidade de produtos de madeira transformada, sobretudo na forma de painéis para uso na construção civil e indústria moveleira, resultado sobretudo da necessidade de preservação das reservas florestais nativas e imposição legal da obrigatoriedade de reflorestamento para a comercialização da madeira.
Madeira Aglomerada é composta por partículas de madeira, com a adição de cola, mais processo de prensa, originando assim as chapas de aglomerado.
Foto de