Madeira na construção civil
MADEIRA NA CONSTRUÇÃO
CIVIL
Ciro Leite
Diego Roberto
Erick Cipriano
Getúlio Carlos
Lucas Senna
INTRODUÇÃO
A madeira é provavelmente o material mais antigo usado nas construções pelo homem, procedeu a própria pedra.
A facilidade de obtenção e adaptação aos seus fins previstos permitiram o seu uso pelas populações primitivas. MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas, o baixo consumo de energia para seu processamento, a alta resistência a compressão e a tração, boas características de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas.
MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O aspecto, no entanto, que distingue a madeira dos demais materiais é a possibilidade de produção sustentada nas florestas nativas e plantadas e nas modernas técnicas silviculturais empregadas nos reflorestamentos, que permitem alterar a qualidade da matériaprima de acordo com o uso final desejado.
ALGUMAS PROPRIEDADES
O fato da madeira ser o resultado do crescimento de um ser vivo, implica em variações das suas características em função do meio ambiente em que a árvore se desenvolve. A esta variabilidade acrescenta-se que a madeira é produzida por diferentes espécies de árvores, cada qual com características anatômicas, físicas e mecânicas próprias.
MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Podem-se destacar os seguintes fatores que influem nas características físicas da madeira:
Espécie da árvore;
O solo e o clima da região de origem da árvore;
Fisiologia da árvore;
Anatomia do tecido lenhoso;
Variação da composição química.
PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS
MADEIRAS
São as características de resistência da madeira à diversos tipos de esforços à que estão sujeitas as estruturas.
Estas características são