Relatório Físico Química Experimental
Objetivo
Determinar o calor de neutralização da reação do HCl com NaOH em meio aquoso, usando um calorímetro adiabático.
Introdução
Calor de reação é o calor trocado num processo onde, a partir de reagentes puros, a uma pressão P, e uma temperatura T, se obtém os produtos puros, nas mesmas T e P, com conversão total:
Q=Hproduto-Hreagente=∆H
Calor de neutralização é como é denominado o calor de reação entre um ácido e uma base. Podemos calcular esse calor da seguinte forma:
Q - ∆Hreação=0
∆H=Qcalorímetro + Qneutralização
Materiais e Métodos
1. Funil de Separação
2. Calorímetro
3. Agitador magnético
4. Banho termoestático
5. Tampa do calorímetro
6. Termômetro
Barra magnética
NaOH 0,6M
HCl 1M
Água destilada
Mediu-se em proveta, 50mL de NaOH 0,6M, 25mL de HCl 1M e 50mL de água. Transferiu-se cada substância para um erlenmeyer, que foram colocados em um banho termostático com um termômetro para medição da temperatura. Aguardou-se o equilíbrio térmico do banho (4) e verificou-se a temperatura do banho (T1).
Introduziu-se uma barra magnética no calorímetro (2). Colocou-se este sobre um agitador magnético (3). Colocou-se o NaOH dentro do calorímetro e tampou-se o mesmo. A tampa possuía dois orifícios: um para o funil de separação (1) e um para o termômetro. No funil de separação, foi adicionado o HCl. Mediu-se a temperatura do sistema (T2). Abriu-se a torneira do funil, e iniciou-se a reação. Esperou-se o sistema entrar em equilíbrio e verificou-se a temperatura (T3).
Para determinar o Cp do calorímetro, tirou-se o funil e lavou-o. Colocou-se este de volta e adicionou-se a água. Esperou-se o sistema entrar em equilíbrio e verificou-se a temperatura (T4)
Resultados e Discussões
Os valores de temperaturas seguem na tabela abaixo:
T1
24°C
T2
24°C
T3
28°C
T4
26,6°C
Como o processo é adiabático e isobárico, podemos determinar o calor