Físico química experimental
Experiência 4: DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS
Introdução
A viscosidade de um líquido mede a resistência oferecida ao movimento relativo das diferentes partes desse líquido (resistência ao fluxo). Conhecer e controlar essa propriedade é muito importante na formulação e preparações de emulsões, cremes, géis, soluções e outras preparações no âmbito farmacêutico para sua eficácia e otimização.
Dependendo das características de fluxo, os materiais classificam-se em: newtonianos e não-newtonianos. O fluxo newtoniano caracteriza-se por ocorrer com velocidade constante, enquanto o não-newtoniano caracteriza-se por uma mudança na viscosidade com o aumento da velocidade de cisalhamento.
O coeficiente de viscosidade de um líquido pode ser determinado através da velocidade de vazão do fluído por um tubo capilar. Neste caso, o coeficiente de viscosidade é dado pela equação de Hagen-Poiseuile:
Ƞ = (πr4 t P)/8VL
Onde P é a pressão hidrostática sobre o líquido (P=p.g.h) em N/m²; V é o volume em m³ do líquido de vazão que flui em (t) segundos através do capilar de raio (r) e de comprimento (L), em metros.
O viscosímetro de Ostwald permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substância padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo na vazão do fluído de viscosidade conhecida, geralmente água, e o de fluído de viscosidade desconhecida.
Objetivo
Aprender a manusear viscosímetros e determinar o coeficiente de líquidos de baixa viscosidade através dos Viscosímetros de Ostwald e Höppler. Através do picnômetro, calcular a densidade dos líquidos.
Procedimento experimental
1) Conferir a concentração (grau BRIX) da solução, com o refratômetro: