Fisico-Quimica 1
Faculdades Oswaldo Cruz
LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
CURSO:
TURMA:
COMPONENTES DO GRUPO
NOME
1-
Nr.
NOTA
2345-
Data de realização da experiência
/
/
Data de entrega do relatório
/
/
Profa.:
EXPERIÊNCIA: DETERMINAÇÃO DO H DE NEUTRALIZAÇÃO
pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease!
Get yours now!
“Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
21
Faculdades Oswaldo Cruz
EXPERIÊNCIA Nº5
DETERMINAÇÃO DO H DE
NEUTRALIZAÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
A equação da reação de neutralização entre um ácido forte como por exemplo HCI e uma base forte como por exemplo NaOH em solução diluída pode ser escrita como:
Na+ (aq) + OH- (aq) + H+ (aq) + Cl- (aq) Na+(aq) + Cl- (aq) + H2O
(1)
Esta reação ocorre com desprendimento de calor ou seja é exotérmica. O valor deste calor obtido experimentalmente para 1 mol de ácido é o próprio H de neutralização (variação de entalpia de neutralização). Por se tratar de uma reação exotérmica H< 0.
A reação (1) se reduz a apenas a neutralização dos íons H+ pelos íons OH- dando H2O:
H+ (aq) + OH- (aq)
H2O (I)
(2)
Quando um ácido forte reage com uma base fraca ou um ácido fraco com uma base forte a reação que ocorre é também a (2). Entretanto em se tratando de reação com ácido ou base fraca, além do efeito térmico devido à neutralização existe o efeito térmico devido à ionização. Os valores obtidos experimentalmente correspondem neste caso aos valores de neutralização e de ionização. Além destes calores existe o calor de diluição do ácido como da base. Para ácidos a bases diluídas a contribuição é muito pequena e pode ser desprezada.
Para medir o calor de neutralização pode-se usar um frasco de Dewar (calorímetro usado no laboratório). Este calorímetro é adiabático, ou seja, impede que haja troca de