planejamento
R= É a função da administração responsável pela definição dos objetivos na organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atitudes. A critica está relacionada com a incapacidade de resposta, e que não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico.
2- Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
R= Planos: são guias que indicam o que deve ser feito para alcançar os objetivos.
Objetivos: são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar.
Objetivos de dividem em missão: representa a razão de ser da organização e visão: e a declaração do que a organização deseja ser, da posição que ela deseja ocupar no futuro.
*Plano estratégico: cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais.
*Plano tático: traduzem objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente uma área funcional, como marketing, ou recursos humanos.
*Plano operacional: identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais da organização, têm uma orientação de curto prazo, e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.
3- Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
R= Características: os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, desafiadores porém alcançáveis , definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis.
Não, pois as organizações podem optar por outro sistema de definição dos objetivos .
4- Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a