Fisica
1) Duas forças F1 e F2, de intensidade 4N e 3N, atuam num mesmo ponto material, formando um ângulo α entre si. Determinar a intensidade da força resultante para os seguintes valores: α=0o, α=60o, α=180o. 2) Seja um corpo de massa 2kg, em repouso sob um plano horizontal sofrendo ação das forças F1 10N e F2 4N, calcule a aceleração adquirida pelo corpo e a força resultante.
F2 F1
3) Dois blocos de massas ma=2kg e mb= 3kg, apoiados sobre uma superfície lisa e plana são empurrados por uma força constante de 20 N. Calcule a aceleração dos blocos e a intensidade das forças de reação entre os blocos.
F A B
4) Dois blocos de massas ma=4kg e mb= 6kg, apoiados sobre uma superfície lisa e plana são interligados por um cabo. Aplica-se uma força F em B de 20 N. Calcule a aceleração do conjunto e a tração no cabo.
A
B
5) Dois blocos ligados entre si por um cabo que passa em uma polia. Abandonando o sistema do repouso a ação da gravidade, verifica-se que o corpo A desce com aceleração 3m/s2. Sabendo que a massa de B 7kg, calcule a massa de A e a tração no cabo.
B
A
6) Na figura o corpo B esta ligado por cabos ideais aos corpos A e C sobre uma superfície horizontal e lisa. Calcule a aceleração de C e a intensidade da tração nos cabos. Adotar as massas do exercício 11.
B
A
C
7) Um corpo de massa 1 kg é abandonado no ponto A do plano inclinado da figura. Despreze o atrito para calcular a velocidade do corpo ao atingir o ponto B. Dado v² = v0² + 2 a ΔS.
A 6m B 8m
8) No esquema os corpos tem massas a igual 3kg e B igual 2kg. O plano inclinado é perfeitamente liso e considerando superfície lisa calcule a aceleração do conjunto e a tração no cabo.
A B 30 o 9) Um corpo de massa 5kg desde em um plano inclinado que faz um ângulo α com a horizontal. O coeficiente de atrito entre as superfícies é 0,4. Sendo