fisica
2. Fundamentos teóricos: 2.1 Propriedades de uma substancia pura:
O termo substância pura indica uma substância que seja homogênea e que tenha a mesma composição química em todas as fases. Água é um exemplo disto. Uma mistura de gases, como o nosso ar, comporta-se como uma substância pura normalmente mas se a mistura for resfriada o suficiente de forma que algum componente se condense (vapor dágua), então a mistura deixa de ser considerada substância pura. Uma substância pura como a água pode existir em várias fases:
Sólida, conhecida normalmente como gelo;
Líquida;
Vapor;
Um mistura em equilíbrio de líquido e vapor;
Uma mistura em equilíbrio de líquido e sólido;
Uma mistura em equilíbrio de sólido e vapor;
Uma mistura em equilíbrio de sólido, líquido e vapor.
Um diagrama pressão-temperatura ilustra estas fases. Para uma substância como a água, que se expande no congelamento, este diagrama tem o seguinte aspecto:
A linha AB indica um aquecimento a pressão constante, que se inicia na fase sólida, passa para a líquida num processo que chamamos de fusão e atinge a fase vapor, em um processo que chamamos de vaporização. Os processos inversos são condensação e solidificação. Por outro lado, a linha CD indica um processo no qual sólido passa para a fase vapor diretamente, que é chamado de sublimação, isto pode acontecer normalmente com a água, pois isto acontece em pressões muito baixas. Entretanto, para substâncias como naftaleno e CO2 - dióxido de carbono ou gás carbônico, este processo ocorre na pressão atmosférica, por exemplo, as "bolinhas de naftalina" e o "gelo seco" . Observe que o processo de sublimação ocorre para pressões abaixo do ponto triplo, que é aquela condição utilizada na Termometria para a aferição dos termômetros.
2.2 Equações de Estado
A temperatura e a pressão de uma substância pura compressível podem ser