FISICA
FAC FITO
FÍSICA
Professor: Francisco
1º Engenharia Elétrica
Dimensão Fractal
Nomes: Anderson Carnauba Junior Ícaro Gonçales João Guilherme Rosa Alves da Silva Layon Henrique Haro
Osasco
2013
Objetivo
Ao realizarmos a experiência, tivemos como objetivo descobrir a dimensão de 8 bolas de papel, que foram obtidas a partir da divisão de uma folha de papel em certas partes. Compreender a análise de dados no gráfico dilog e dispersão de dados associados a uma grandeza. Verificar a aplicabilidade da geometria fractal no caso das bolas de papel amassadas.
Introdução
Fractais é uma denominação dada a objetos geométricos que não podem ser classificados segundo às concepções da geometria euclidiana. O estudioso Mandelbrot propôs uma definição fácil de ser entendida: Um fractal é uma forma composta de artes que de algum modo são semelhantes ao todo. Após alguns estudos serem feitos, evoluiu-se essa definição e foi possível estabelecer algumas características que um fractal apresenta:
O objeto tem de apresentar uma “estrutura fina”, isto é quanto maior for a aproximação da imagem, mais detalhes é possível observar.
È muito complexo para ser explicado com termos clássicos (termos euclidianos). Não se trata de um lugar geométrico que satisfaz determinada condição, nem os pontos apresentam um conjunto-solução de uma equação simples.
Pode ser construído a partir de um processo simples e direto.
Possui algum tipo de auto-semelhança, contém cópias de si próprio a várias escalas. Matematicamente pode ser gerado fractais com intervalos de escalas infinitos, porém na natureza os fractais são encontrados com esses intervalos limitados.
Portanto fractais são figuras da geometria não Euclidiana, sendo assim, as raízes conceituais dos fractais remontam as tentativas de medir o tamanho de objetos