Classe Mammalia
Piracicaba
2013
CLASSE MAMMALIA
Trabalho apresentado à disciplina de Biologia, 2° ano do Ensino Médio
Piracicaba
2013
Sumário
Introdução
Os mamíferos constitui o grupo mais “evoluído” do Reino Animal. Receberam este nome devido à presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas fornecem leite para os filhotes, mais nítida na espécie humana. Habitam os mais diferentes ambientes e têm uma dieta muito diversificada.
A pele coberta por pêlos, presença de glândulas sebáceas e sudoríparas ajudam a regular a temperatura tornando possível o desenvolvimento de mecanismos fisiológicos mais complexos e eficientes. O aumento do cérebro permitiu que os mamíferos se tornassem mais ágeis e inteligentes.
As aves e os mamíferos são os únicos homeotermos da Terra atual e os únicos a apresentar glândulas mamárias. A capacidade de manter a temperatura do corpo elevada e constante foi o principal fator adaptativo dos representantes desse grupo à praticamente qualquer ambiente terrestre.
Muitos mamíferos voltaram para o meio aquático (baleias, foca, golfinho, peixe-boi) e outros se adaptaram ao vôo (morcego) e compartilham o meio aéreo com as aves e os insetos.
A classe mammalia compreende cerca de 6.000 espécies agrupadas em três subclasses: Prototheria, Metatheria e Eutheria. E as principais ordens são: monotremados, marsupiais, placentários, quirópteros, primatas, lagomorfos, roedores, cetáceos, carnívoros, proboscídeos, sirênios, perissodáctilos, artiodáctilos, desdendados, focídeos e insetívoros.
Monotremados
São mamíferos primitivos cuja boca possui bico córneo e que se reproduzem por meio da postura de ovos. Os representantes atuais, os ornitorrincos e as